CHOQUES ELÉTRICOS: POR QUE ELES OCORREM E DICAS DE COMO EVITÁ-LOS
Todo mundo já levou um choque pelo menos uma vez na vida e sabe como é uma sensação terrível! Isso ocorre geralmente quando encostamos sem querer em uma tomada ou aparelho elétrico. Portanto, para evitar problemas de segurança, é necessário tomar alguns cuidados para evitar choques, já que, dependendo da intensidade, podem levar à morte.
Segundo a ABRACOPEL, em 2013, foram registrados 592 casos de acidentes provocados pela eletricidade, sendo 33% em ambientes domésticos. Ou seja: é necessário ficar alerta e tomar algumas precauções para evitar este problemas.
POR QUE OCORRE O CHOQUE ELÉTRICO?
Para que haja choque, deve existir uma diferença de potencial entre dois pontos diferentes do corpo humano. Quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica. A corrente elétrica quando percorre o corpo humano, interfere junto às correntes internas carregadas pelos nervos, dando a sensação de formigamento.
A intensidade dessa corrente depende de alguns fatores, como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo humano.
Quando o indivíduo está molhado, por exemplo, a resistência cai e a corrente que passa pelo corpo humano é muito alta. Isso é muito perigoso, então tome cuidado ao encostar em aparelhos ou fios elétricos ao sair do banho ou piscina. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20V.
COMO EVITAR CHOQUES?
- Contrate uma empresa especializada, como a Sistel Engenharia, para fazer a elaboração de um projeto elétrico;
- Use materiais de qualidade certificados junto ao INMETRO;
- Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos;
- Faça uma revisão da instalação elétrica com frequência;
- Afaste aparelhos eletrônicos da pia, chuveiro ou banheira porque, se caírem na água, podem sofrer uma pane elétrica e dar um choque em quem estiver usando.
- Fios desencapados podem causar choques elétricos, curtos-circuitos, superaquecimento e até incêndios, portanto, lembre de revestir os fios com fita isolante;
- Não faça consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto. Contrate um profissional da área, sempre!
- Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas, desligue o disjuntor.
Anotou todas as dicas? Para um atendimento de qualidade nas instalações elétricas da sua casa ou empresa, entre em contato com a Sistel Engenharia. Nós podemos ajudar você!