O Brasil vem enfrentando uma das suas piores crises hídrica em 91 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. O ciclo das chuvas foi bem menor em 2020/21, o que causou queda nos reservatórios de água, que estão abaixo do esperado, impactando diretamente na geração de energia hidrelétrica, principal fonte energética no país.
Com os reservatórios em baixa e o custo de energia alto, a ANEEL autorizou um reajuste na tarifa da Bandeira Vermelha de 52% – R$ 9,49 a cada 100 kWh, já a partir de julho. Para a agência de energia elétrica, este aumento tem como objetivo sinalizar ao consumidor que ele deve economizar.
O assunto foi pauta de uma matéria na TVTEM e o diretor da Sistel Engenharia, Fábio Lopes, comentou sobre este momento frisando que a dependência hídrica como matriz energética, que produz cerca de 70% da energia consumida no Brasil, é um dos problemas para o alto custo.
Por isso, fontes alternativas, como o Sistema Fotovoltaico, são soluções sustentáveis e mais econômicas para os consumidores residenciais, comerciais e industriais. A adoção da energia solar pode representar, já no primeiro mês, uma redução de 90% na conta de luz.
Confira a matéria:
https://globoplay.globo.com/v/9646231/
Clique aqui para mais informações.