Você sabia que agora é possível utilizar o saldo do FGTS para adquirir painéis fotovoltaicos e microturbinas eólicas? O senador Walter Pinheiro (PT-BA) optou por alterar o projeto de lei do senado que garante incentivos à autoprodução de energia a partir de fontes alternativas, como solar, eólica e de biomassa.
Agora, será possível o uso dos recursos do FGTS para aquisição de painéis fotovoltaicos e microturbinas eólicas. A proposta, que foi aprovada na forma de um substitutivo, segue agora para Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
QUAIS AS VANTAGENS DESSA LEI?
- A partir dessa lei, qualquer pessoa, condomínio ou empresa, poderá produzir sua própria energia, gerenciar o consumo e ainda vender o excedente concessionária de distribuição local. Isso é extremamente vantajoso, pois será possível criar a demanda necessária para reduzir os custos de produção destes equipamentos.
- Com esse incentivo, os fabricantes verão vantagens em se instalarem no Brasil, o que ajuda a popularizar a produção de energia limpa no país.
- A proposta de lei estabeleceu um preço de referência para adquirir energia. Dessa forma, o consumidor não ficará sobrecarregado.
- Para não aumentar demais a tarifa pela compra compulsória da energia pelas distribuidoras, o projeto visa limitar a quantidade de energia elétrica que elas poderão comprar.
- Os painéis fotovoltaicos e microturbinas eólicas, além de fornecem energia livre de poluentes, a longo prazo podem ser bastante econômicas e viáveis.