Se você pensa em investir em energia limpa e sustentável, optar pelos painéis solares é uma ótima alternativa. Já que o sol é uma fonte de energia inesgotável, por que não utilizá-lo para sua casa ou empresa? A energia fotovoltaica é um excelente investimento, pois além de usar de forma consciente os recursos naturais do planeta, ainda traz conforto e comodidade para sua vida.
Conheça os tipos de painéis solares e suas principais vantagens:
PAINEL SOLAR MONOCRISTALINO
Constituído por células monocristalinas de silício, esse tipo de painel é mais caro e complicado de instalar. Porém, é o mais eficiente do mercado! Sua cor é uniforme e os cantos das células são arredondados. Um único cristal puro de silício é cortado em lâminas individuais, que transforma-se em células fotovoltaicas dispostas em série no painel solar. Sua vida útil chega até 30 anos, e ocupa menos espaço do que outros tipos de painéis.
PAINEL POLICRISTALINO
O painel policristalino se diferencia por ser formado por diversos cristais, o que pode reduzir sua eficiência. A produção neste tipo de painel é feita pela fundição dos cristais de silício em blocos, formando múltiplos cristais. Seu formato é quadrado e seu preço mais acessível, porque sua durabilidade é um pouco menor em comparação aos monocristalinos.
PAINEL SOLAR HÍBRIDO
Este painel é um dos mais recentes, com ampla tecnologia. É semelhante aos painéis monocristalinos, no entanto, contém uma camada de silício amorfo, o que ajuda a produzir mais energia em uma área bem menor. Também funciona melhor em altas temperaturas. No entanto, ainda não encontra-se disponível no mercado.
PAINEL SOLAR DE FILME FINO
Aqui, o material é colocado sobre uma superfície, como vidro ou metal, e são inseridas múltiplas camadas de material fotovoltaico. Entre esses materiais, podemos citar silício amorfo, telureto de cádmio e células solares fotovoltaicas orgânicas. Sua principal desvantagem é que sua eficiência é mais baixa, então precisa ser instalado em uma área grande para compensar este fator. Pode durar de 10 a 15 anos e seu custo é mais baixo.